ConfiaTec, aplicativo da Fiagril, faz monitoramento de culturas pelo celular

Cerca de 480 mil hectares de lavouras em Mato Grosso já são monitorados pelo ConfiaTec, aplicativo da Fiagril que permite gerenciar as lavouras de maneira totalmente digital. Com ele, é possível, por exemplo, coletar dados do campo, tirar fotos do distanciamento entre as plantas, além de identificar a existência de pragas e plantas daninhas.

 

A proposta da Fiagril é otimizar a gestão do produtor rural e melhorar a produtividade dentro do campo. Quando as informações são inseridas na ferramenta, engenheiros agrônomos elaboram relatórios de produção que podem ser utilizados para mitigar perdas e planejar ações.

 

A gerente de operações e insumos, Dinamari Sandri, explica que mais de 60 consultores da empresa estão em campo coletando informações sobre as áreas produtivas dos clientes. O produtor tem acesso a essas informações em tempo real independentemente do local em que ele esteja.

 

“É um ganho de tempo e de comodidade para o produtor, que nem sempre está presente no dia a dia da propriedade. Receber esse tipo de informação, em tempo real, com imagens que são rastreáveis por meio de geoprocessamento é um ganho para a produção", disse.

 

Com ele, é possível identificar se algumas áreas estão sofrendo ataques de doença, erros de aplicação, falhas de plantio ou qualquer outro fator que possam causar prejuízos na produtividade da lavoura. Assim, o produtor decide imediatamente a melhor solução para o problema identificado.

 

“A gente quer levar inteligência para o campo. Levar agilidade. Uma informação em tempo real e com segurança. E nós, também, por meio do mapeamento da produção, podemos oferecer ao cliente um pacote de insumos mais atrativo e direcionado”, explicou.

 

Em breve, o aplicativo será atualizado para emitir alertas aos produtores rurais. Um dos casos possíveis dessa nova função é a identificação de soja contaminada pela ferrugem asiática. Os fazendeiros das propriedades vizinhas receberão um alerta pelo WhatsApp, alertando para que os cuidados sejam redobrados no campo.

 

“Não é só um captador de informações. A gente devolve na hora um relatório da propriedade com toda a visita. Isso cria engajamento para o produtor e ele tem informações com viés especialista, porque nossos consultores são engenheiros agrônomos e têm toda propriedade e formação para isso”, complementou.






Site desenvolvido para Fiagril. Todos os direitos reservados. 2021